EFT: Técnica de Libertação Emocional: Baixe o Manual em PDF

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

A EFT (Emotional Freedom Techniques) é uma terapia alternativa que tem ganhado cada vez mais destaque na área de saúde e bem-estar. Seu objetivo é tratar problemas emocionais e físicos por meio da estimulação de pontos de acupuntura enquanto o paciente se concentra em sua questão específica.

A técnica foi criada pelo engenheiro Gary Craig nos anos 90 e desde então tem sido utilizada em todo o mundo como uma ferramenta para reduzir a ansiedade, aliviar dores crônicas, tratar fobias, traumas, entre outros.

Para ter acesso ao material avançado sobre EFT, clique no botão abaixo:

eft

Este artigo tem como objetivo apresentar ao leitor mais informações sobre a EFT e seus benefícios. Serão abordados tópicos como o funcionamento da técnica, suas aplicações na área de saúde e bem-estar, além de depoimentos de pessoas que experimentaram a terapia e relataram melhorias significativas em sua qualidade de vida.

Se você está em busca de uma abordagem terapêutica complementar e eficaz para tratar questões emocionais e físicas, a leitura deste artigo é imprescindível.

 

O Que é EFT

A EFT (Emotional Freedom Techniques), também conhecida como Técnica de Liberação Emocional, é uma técnica terapêutica que consiste em estimular pontos de acupuntura enquanto o paciente se concentra em um problema específico, seja ele emocional ou físico. Ela foi criada pelo engenheiro Gary Craig nos anos 90 e tem sido utilizada em todo o mundo como uma ferramenta para reduzir a ansiedade, aliviar dores crônicas, tratar fobias, traumas, entre outros.

A EFT se baseia na ideia de que as emoções negativas são causadas por um desequilíbrio energético no corpo. A técnica consiste em estimular determinados pontos de acupuntura, que são considerados como meridianos de energia, enquanto o paciente se concentra em sua questão específica. Esse processo ajuda a equilibrar o sistema energético do corpo, permitindo que a energia flua livremente e promovendo uma sensação de bem-estar.

A técnica é relativamente simples e pode ser aprendida facilmente. Ela consiste em algumas etapas que envolvem a identificação do problema, a escolha de uma frase de afirmação para ser repetida enquanto se estimula os pontos de acupuntura, e a avaliação do nível de desconforto antes e depois do processo.

Os pontos de acupuntura que são estimulados durante a técnica incluem a parte superior da cabeça, a sobrancelha, o osso da bochecha, o queixo, a clavícula e a lateral do dedo mínimo. Esses pontos são estimulados com leve pressão ou batidas suaves com a ponta dos dedos.

A EFT pode ser utilizada para tratar uma ampla variedade de problemas emocionais e físicos. Ela tem sido utilizada com sucesso para tratar ansiedade, fobias, traumas, dores crônicas, problemas de autoestima, entre outros. A técnica é especialmente útil para aqueles que sofrem de problemas emocionais e físicos que não responderam a outras formas de tratamento.

Além disso, a EFT é uma técnica segura e não invasiva. Ela não envolve o uso de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, o que significa que não há risco de efeitos colaterais ou complicações. Ela pode ser usada como uma forma complementar de tratamento em conjunto com outros métodos convencionais, como a psicoterapia ou a fisioterapia.

A EFT é uma técnica terapêutica eficaz que pode ser utilizada para tratar uma ampla variedade de problemas emocionais e físicos. Ela é segura, não invasiva e fácil de aprender, o que a torna uma opção atraente para aqueles que procuram uma abordagem terapêutica complementar. Se você está em busca de uma forma de tratar seus problemas emocionais e físicos, a EFT pode ser a solução que você está procurando.

 

Como funciona a Técnica de EFT

A EFT funciona por meio da estimulação dos pontos de acupuntura, que são considerados como meridianos de energia. A técnica se baseia na ideia de que as emoções negativas são causadas por um desequilíbrio energético no corpo e que a estimulação dos pontos de acupuntura pode ajudar a equilibrar o sistema energético do corpo, permitindo que a energia flua livremente e promovendo uma sensação de bem-estar.

A técnica é relativamente simples e pode ser aprendida facilmente. Ela consiste em algumas etapas que envolvem a identificação do problema, a escolha de uma frase de afirmação para ser repetida enquanto se estimula os pontos de acupuntura, e a avaliação do nível de desconforto antes e depois do processo.

Os pontos de acupuntura que são estimulados durante a técnica incluem a parte superior da cabeça, a sobrancelha, o osso da bochecha, o queixo, a clavícula e a lateral do dedo mínimo. Esses pontos são estimulados com leve pressão ou batidas suaves com a ponta dos dedos.

A técnica de EFT pode ser utilizada para tratar uma ampla variedade de problemas emocionais e físicos, incluindo ansiedade, fobias, traumas, dores crônicas, problemas de autoestima, entre outros. Além disso, ela pode ser usada como uma forma complementar de tratamento em conjunto com outros métodos convencionais, como a psicoterapia ou a fisioterapia.

A EFT é uma técnica segura e não invasiva. Ela não envolve o uso de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, o que significa que não há risco de efeitos colaterais ou complicações. Ela pode ser utilizada por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.

Portanto, a EFT funciona estimulando pontos de acupuntura para equilibrar o sistema energético do corpo e promover uma sensação de bem-estar. Ela é uma técnica segura e não invasiva que pode ser usada para tratar uma ampla variedade de problemas emocionais e físicos. Se você está em busca de uma abordagem terapêutica complementar e eficaz, a EFT pode ser a solução que você está procurando.

 

Quem foi o criador da EFT e TFT

Gary Craig o poder do serA técnica de TFT Thought Field Therapy (Terapia do Campo do Pensamento) foi criada pelo Psicólogo chamado Dr. Roger Callahan, e adaptada por Gary Craig com o nome de EFT. Existem algumas diferenças entre ambas as técnicas em relação a eficiência.

Para se aprofundar em EFT, Recomendo Este Material. Formado em Engenharia, Gary sempre buscou aprender formas eficientes de desenvolvimento pessoal, até que soube que um psicólogo fazia atendimentos e que dizia livrar as pessoas de muitos traumas e emoções negativas em minutos utilizando pontos específicos chamados meridianos.

A partir daí, Gary se especializou na técnica e propagou para o mundo inteiro através de seu site, disponibilizando o manual contendo todas as etapas para o uso correto da técnica.

Gary Craig fez questão de distribuir o seu Manual de uso traduzido para várias línguas, inclusive o Brasil. Mas como a técnica estava recém-descoberta, foram feitos pequenos ajustes, e recentemente Gary Craig colocou somente eu seu site oficial, a atualização do Manual de EFT.

O único problema é que a atualização está em inglês, mas pode ser resolvido utilizando a tradução para o português através do navegador Google Chrome. Vale lembrar, que o Manual antigo de eft tem tanto valor quanto a atualização. Utilize-o e terá resultados.

 

O sistema energético do nosso corpo

O nosso corpo funciona através de impulsos elétricos, e isso se percebe de várias maneiras. A dor é transmitida eletricamente para o cérebro imediatamente através dos nervos.

Todos os sentidos são ligados através de impulsos elétricos e através de exames como eletrocardiograma e eletroencefalograma, registram as atividades elétricas do nosso corpo e cérebro.

Com base nisso, compreendemos que se houver uma desarmonia nas atividades elétricas do nosso corpo, ele irá acusar de alguma forma.

 

Os Meridianos de energia e a EFT

Os meridianos de energia são considerados os canais de comunicação do corpo humano, através dos quais a energia vital flui e circula. A medicina tradicional chinesa tem estudado e utilizado esses meridianos há milhares de anos, a fim de tratar uma variedade de condições e doenças.

Na técnica de EFT, acredita-se que as emoções negativas podem bloquear o fluxo de energia através dos meridianos, causando desequilíbrios e sintomas físicos e emocionais. Por isso, a técnica é baseada na ideia de que, ao estimular os pontos de acupuntura dos meridianos, é possível restaurar o fluxo de energia e, consequentemente, tratar os problemas emocionais e físicos.

Os meridianos de energia são compostos por doze canais principais que percorrem todo o corpo, além de oito canais secundários e diversos pontos de acupuntura. Cada meridiano está associado a um órgão ou função específica do corpo, e acredita-se que a energia flui através deles de forma cíclica, em um processo conhecido como circulação de Qi.

Na técnica de EFT, os pontos de acupuntura são estimulados por meio de toques suaves ou batidas, enquanto o paciente se concentra em seu problema emocional específico. Acredita-se que esse estímulo ajuda a desbloquear o fluxo de energia através dos meridianos, permitindo que a energia flua livremente e equilibre o sistema energético do corpo.

Alguns dos pontos de acupuntura mais comuns utilizados na técnica de EFT incluem o ponto da sobrancelha, ponto do queixo, ponto do osso da bochecha, ponto da clavícula e ponto do dedo mínimo. A estimulação desses pontos é feita de forma rápida e suave, e o paciente é orientado a repetir uma frase que reflita seu problema emocional durante o processo.

A técnica de EFT tem se mostrado eficaz em ajudar a tratar uma variedade de problemas emocionais e físicos, incluindo ansiedade, estresse, traumas, fobias e dores crônicas. Acredita-se que ela funciona equilibrando o sistema energético do corpo, restaurando o fluxo de energia através dos meridianos e ajudando o paciente a superar seus problemas emocionais.

 

A causa real dos traumas e emoções negativas

Por muito tempo se falou que a causa dos traumas e distúrbios das emoções eram atribuídos as lembranças da memória.

Ao estudar sobre EFT, Gary Craig fez descobertas importantes sobre as origens dos traumas e emoções negativas. Segundo suas pesquisas, esses problemas são causados por desequilíbrios energéticos no corpo, de forma similar a como um problema elétrico em uma TV pode afetar a qualidade da imagem e som.

O processo começa com a lembrança negativa, que interrompe o fluxo energético do corpo relacionado a essa lembrança. Essa interrupção energética é seguida pela instalação da emoção ou trauma.

 

O processo com a revisão de 100%

A receita básica de EFT consiste em dar leves batidas em canais de energia do nosso corpo “meridianos”, para que seja revisado todo o sistema energético do nosso corpo. Não sabemos qual ponto pode estar desequilibrado, portanto, a revisão de todos os meridianos essenciais cerca o problema definitivamente.

Com isso, a chance de enfraquecer o trauma ou emoção negativa é alta, podendo desaparecer na maioria dos casos.

 “A causa de todas as emoções negativas é uma interrupção no fluxo energético do corpo”. Gary Craig

 

A técnica de EFT na prática

A técnica de EFT na prática receita básica A receita básica criada por Gary Craig traça um procedimento a ser cumprido para que se haja o resultado esperado de libertação emocional.

A receita inclui:

  • O preparo
  • A sequência
  • O procedimento Gama de 9
  • A sequência novamente

No manual, há um exemplo facilitado para memorização do processo todo, comparando-o a um Sanduíche de presunto.

Para que a receita básica funcione, deve-se fazer o preparo com o intuito de remover qualquer interferência que pode impedir que o resultado seja atingido.

A interferência em questão é chamada: Reversão Psicológica ou Reversão de Polaridade.

A reversão psicológica é quando nos sabotamos inconscientemente com um pensamento específico e não nos damos conta.

Quando dizemos que queremos mudar, mas algo em nós não deixa agir conforme a fala, ficamos estagnados, muitas vezes sem saber, nos sabotamos em relação ao que falamos e sentimos.

Saiba mais sobre Reversão psicológica baixando o manual de EFT.

 

A frase de afirmação

O preparo envolve dois fatores: uma frase afirmativa repetida 3 vezes e uma série de batidinhas no meridiano da mão localizado na foto abaixo ou esfregar os dedos em dois pontos localizados no peito.

A frase afirmativa é feita com o intuito de neutralizar qualquer pensamento sabotador (reversão psicológica) que estiver ocorrendo consciente ou inconscientemente. A frase afirmativa é:

Apesar de ter esse(a) ………………….. eu me amo e me aceito profunda e completamente.

ou

Mesmo que tenha (esteja)…………………….

O espaço deve ser preenchido resumidamente e especificamente com o problema que deseja tratar.

 

A sequência

A  sequência deve ser realizada batendo levemente por cerca de 7 vezes nos canais energéticos localizados na figura abaixo.

Gary Craig atualizou a técnica de EFT e acrescentou mais um ponto.

 

A Gama de 9

A gama de 9 foi adicionado a EFT pois, possibilita uma eficácia maior nos resultados. Consiste em fazer com que os dois lados do cérebro sejam estimulados ao mesmo tempo, criando uma conexão dos nervos mais ampla.

ponto gama eft acupuntura Primeiramente localize o ponto Gama na mão, um meridiano de energia que será friccionado ou batendo com dois dedos enquanto faz o processo abaixo.

Essa conexão se dá pelo seguinte processo:

  • Olhos fechados
  • Olhos abertos
  • Olhar para baixo à direita, mantendo a cabeça reta
  • Olhar para baixo à esquerda, mantendo a cabeça reta
  • Girar os olhos em círculo, no sentido horário, sem mexer a cabeça
  • Girar os olhos em círculo, no sentido anti-horário, sem mexer a cabeça
  • Cantarole durante 2 segundos uma canção qualquer
  • Conte rapidamente de 1 a 5
  • Cantarole novamente por 2 segundos.

Todo o processo leva por volta de 10 segundos para ser feito e os movimentos são ativadores do funcionamento do cérebro por completo.

Após feito a Gama de 9, deve-se realizar mais uma rodada de sequência.

 

Sequência de batidas sintonizadas com o problema

pontos de eft acupuntura A sequência deve ser realizada dizendo alguma palavra ou frase curta que lembre o problema, que coloque aquela situação a tona, mas não é necessário reviver as dores do problema, somente a lembrança.

É interessante fazer uma escala de 0 a 10 relacionada ao sintoma após as rodadas de EFT. Com isso, pode-se alterar a frase afirmativa de início e a frase lembrete durante o processo.

 

Recapitulando

A prática de EFT conhecida como acupuntura sem agulhas visa a libertação emocional e traumática das pessoas através do reequilíbrio energético do corpo. Veja passo a passo resumidamente:

  • Uma frase afirmativa juntamente com batidinhas no meridiano debaixo da mão
  • O início da sequência batendo os pontos dos meridianos e dizendo uma frase lembrete do problema a ser libertado
  • O processo de Gama de 9
  • Uma nova rodada de sequência de batidas nos meridianos
  • Análise numa escala de 0 a 10 sobre o peso que o fato ainda tem na sua mente
  • Nova rodada, agora sendo mais detalhado possível

Esse processo é feito até que a pessoa sinta que a situação não lhe traz mas emoções negativas ou traumas. A memória não é apagada, mas não existirá uma identificação ruim com o fato específico.

 

Baixe o Manual de EFT e a atualização feita por Gary Craig

Caro leitor interessado em EFT, convido-o a baixar gratuitamente o Manual de EFT Completo em Português Clicando Aqui. O manual contém informações detalhadas sobre a técnica, incluindo sua origem, aplicação e benefícios para a saúde.

Não perca a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre essa poderosa ferramenta de autocura e transformação pessoal. Baixe agora o Manual de EFT Completo em português formato PDF e comece a experimentar seus benefícios imediatamente.

 

Vídeo Aulas Explicativas Passo a Passo de EFT

Aprenda o passo a passo através de um programa compacto e prático que vai lhe permitir tratar e se libertar de suas dores emocionais . Clique no botão vermelho logo abaixo:

eft

 

Veja também:

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Redação O Poder do Ser

Sobre o autor | Website

Em nossa jornada de espiritualidade e autoconhecimento, você é peça fundamental. Nossos conteúdos visam desbloquear seu potencial máximo. Celebre essa descoberta conosco, compartilhe nosso propósito com quem você ama. Juntos, crescemos. Obrigado por se juntar a nós!

Despertar Interior

Junte-se à Nós e embarque em uma viagem de autoconhecimento e espiritualidade

Somos Contra Spam